terça-feira, 1 de setembro de 2009

INEXORABILIDADE


O definhar da vida e o degradar das coisas inanimadas é a marca cabal da passagem do TEMPO que, como um mago, conduz com precisão absoluta o movimento uniforme de tudo que existe rumo ao fim insondável. Esse mesmo tempo que foi a gênese de todos os entes que povoam o universo, e que, inexorável, destrói suas criações de cuja matéria formará novas vidas e novas coisas, de átomos a estrelas. Implacável, o tempo soma as partes, diminui espaços, divide a matéria e multiplica seres. O tempo criou a matemática, a geografia e a história; o tempo é maestro invisível da graciosa dança passiva dos astros no espaço imensurável; assim como, condutor imparcial da vida terrena, desde a bactéria microscópica até a imensa baleia azul; passando pelas espécies da ordem dos primatas na qual se enquadra o pretensioso bípede humano. Permanente, cruel e radical, contempla o infinito com a intimidade e segurança de quem o criou e dele ri, como um pai satisfeito ri do filho que mal despontou na vida. Nada o intimida ou incomoda dentro da realidade a qual gerou com naturalidade de quem criou, num notável Big Bang, milhões de bilhões de coisas num piscar de estrela, ou num átimo de trilhonésimo de segundo. A emoção, a paixão, a vida e a morte não passam por ele, não pertencem ao acervo de seus adventos, nada significam, na medida em que são apenas sentimentos e eventos de entes que não tem a marca da inexorabilidade, a qual só ao tempo pertence. JAIR, Floripa, 25/08/09.

5 comentários:

J. Carlos disse...

O tempo parece ser tema recorrente neste blog. Vejo isso com muito gosto. Abordar um tema tão complexo com desassombro e dessa maneira quase poética é interessante e instigante, parabéns. Vou acompanhar.

Elcio disse...

Sensacional Jair.
É texto p se ler mais de uma vez. Com certeza.
Ao ler-te recordei o sabio dito popular:

"Cronos devora seus filhos"

É isso aí.

[ ]´s

Luiz Augusto disse...

O pai criador de tudo, nunca tinha olhado para o tempo dessa maneira, é muito bom descobrir uma nova maneira de ver as coisas, com o tempo se aprende...
Parabéns, ótimo post...

http://nemculpadosneminocentes.blogspot.com/

Augusto Ouriques Lopes disse...

Poetico e tocante, ainda que preciso e cientifico. Gostei.

Adri disse...

Acho que nunca prestei muita atencao ao tempo, e o poder que isso traz... Um texto otimo para reflexao.... Adorei..